domingo, 23 de março de 2008

Recomeço das aulas dia 24

O que somos nós afinal?

Faria e Costa reitor da Faculdade de Direito de Coimbra vêm em declarações a um jornal defender o investimento na formação de juristas. Comparando o forte investimento nos EUA mais propriamente no Tenesse onde formar um médico custa 2,3 menos que formar um jurista. Pois eu pergunto-me se isso não será o desinvestimento na formação de médicos nos EUA. Não quero com isto dizer que não sinta esta apregoada precaridade no ensino do Direito em Portugal, não estivesse a profissão de advogado tão desvalorizada socialmente como efectivamente o está.

Já quanto à problemática do emprego Faria e Costa defende mencionando que a empregabilidade é de topo, que os alunos da FDUC são os mais bem classificados no CEJ. Tudo muito bonito e airoso. Até já estou com outra motivação para descodificar as educativas Lições de Direito do Dr. Pinto Bronze.

Depressa me apercebi de um grave problema nesta faculdade, também a única que conheço realmente, grandes notas não fazem grandes juristas. Assim como as baixas obviamente. Existe uma enorme falta de discussão, retórica e intervenção na vida para além da faculdade. Que adianta ter 16 a Economia Politica se essa mesma pessoa confunde Keynes com um Clássico? E perguntar-lhe o que pensa acerca desta ou outra noticia, que opinião têm acerca deste ou outro conflito... eminentemente zero. É absorver a doutrina como se esta fosse irrecusavelmente eterna, estudar Marx com a mesma leviandade com que se lê um corriqueiro livro do Miguel Sousa Tavares, é ser se, como diria um amigo meu, "um pão de leite da estação de S. Bento".